terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Significado dos nomes e símbolos de várias marcas

Para não tornar o blog em algo monótono, pensei em falar aqui de alguma coisa fora do comum, que não se visse ai em qualquer página, e foi dai que me lembrei deste tema. Tudo na vida tem um significado e, apesar de quase sempre nos passar ao lado, os símbolos das marcas de automóveis também o têm.
Assim sendo, depois de pesquisar um pouco, reuni informação sobre estas marcas que vos vou falar agora:

Audi- As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram o grupo Auto Union, fundado em 1947. As marcas eram: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1 de Janeiro de 1985, a Auto Union passou a chamar-se Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.

BMW- Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois de Karl Rath e Gustav Otto, irmãos, conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).


Alfa Romeo- O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente a devorar o homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a a sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.


Mercedes-Benz- A estrela de três pontas representa o fabrico de motores para uso em terra, água e mar. O nome "Mercedes" é em homenagem à filha do criador da empresa que deu origem à Mercedes. Já o "Benz" vem de uma parceria feita posteriormente. 


Porsche- São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adoptou o símbolo a partir de 1949. Porsche é o apelido do fundador que, curiosamente já tinha trabalhado na Volkswagen.


Rolls Royce- Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.


Ferrari- O cavalo preto erguido sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adoptar o emblema nos carros que produzia, a partir de 1923.


Lamborghini- O touro que aparece no símbolo dos desportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, e às lutas de touros, pelas quais era fanático. Tanto que os modelos da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.


Maserati- O logótipo da marca italiana representa o tridente de Neptuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.


Volvo- O símbolo polémico da marca sueca significa o sexo masculino, motivo pelo qual já foram feitas muitas contestações por movimentos feministas na Europa. Volvo significa "eu rodo" ou, por analogia, "eu guio".


Renault- O losango parecido com um diamante foi adoptado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Loiuis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.


SEAT (Sociedad Española de Automóviles de Turismo)-  A companhia foi fundada em 1950, por iniciativa do Instituto Nacional de Industria, para incentivar a venda de carros na Espanha do pós-guerra.

Volkswagen- Significa, traduzido à letra, "carro do povo". O símbolo tem inscrito as letras V e W, que significar, respectivamente, povo e carro. A marca foi fundada em 1937.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dacia Duster pick-up

Voltando agora após esta interrupção natalícia, venho aqui "presentear-vos" com esta novidade.

A marca romena, propriedade da Renault, está a preparar uma derivação pick-up para o SUV da marca. O protótipo desde novo modelo já foi avistado algumas vezes e tem como objectivo uma segunda aposta nas pick-up's, depois de terem comercializado uma vertente pick-up do Logan, mas que recentemente foi descontinuada.
Relativamente a motores ainda não há informação alguma, mas certamente será o mesmo que equipa o SUV.
A pick-up contará já com o facelift do Duster, que será aplicado brevemente.


Ficam algumas imagens para terem uma ideia:






sábado, 21 de dezembro de 2013

Marcas mais pesquisadas no Google pelos portugueses

O Google tornou publica recentemente, tal como faz todos os anos, por esta altura, a lista de palavras mais pesquisadas. No que diz respeito ao povo português, relativamente a marcas de automóveis, o top ten  pertence, respectivamente, à Mercedes, com a medalha de ouro, na Prata temos a BMW e no bronze a Renault. De seguida vem a HondaToyotaCitroen, Opel, Volkswagen, Audi e Ford.










Não fugindo muito ao mundo automóvel, no "Top Filmes" está em primeiro lugar "Velocidade Furiosa 6", lançado no ultimo mês de Maio. Quem sabe, talvez também pelas piores razões, pelo facto de um dos protagonistas, Paul Walker, ter falecido recentemente.


Fica aqui a lista completa de todos os "top ten" relativos a Portugal: Palavras mais pesquisadas em Portugal em 2013.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ford Escort MK2 RS1800 da família McRae será leiloado

O modelo de 1977 que já foi conduzido por três membros da familia McRae, e que é um dos carros que marca a história dos ralis, vai ser licitado num leilão organizado pela  Silverstone Auctions, no dia 22 de Fevereiro de 2014, em Coventry, Inglaterra.

O carro foi conduzido e testado pelo lendário piloto Colin McRae, falecido em 2007, vitima de um acidente de helicóptero, pelo seu pai, Jimmy McRae, com o qual venceu Roger Albert Clark Rally, em 2006, e posteriormente por Alister McRae, irmão do falecido piloto, em 2008, no Colin McRae Memorial Rally.
A "máquina" vai a leilão por uma valor estimado entre os 77.000€ e os 100.000€. Foi desenvolvido e preparado pela Prepfab Motorsport Engineering, e em 2009 foi restaurado. Em 2010 e 2011, já com um novo aspecto, participou no Rally Clássico de Isla Mallorca.






quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Fóruns automóvel em Portugal

Venho agora falar-vos de fóruns de automóveis, que estão cada vez mais em ascensão um pouco por todo o mundo. No entanto vou referir apenas fóruns portugueses, alguns dos quais onde estou registado.

Existem não só fóruns de marcas, mas também fóruns de determinados modelos. Exemplos disso são, no caso de marca, Audipt.com, LandMania.pt, Clubeopel.com, Renaultpt.com, Smartistas.com, entre outros. Já nos específicos para modelos, existem, por exemplo, ClubeAstraPortugal.comClubemegane.com, Ibizaclubpt.com.

Relativamente ao fórum Audipt.com, onde me encontro inscrito, o primeiro onde me registei, em Março de 2013, e de onde nasceu o bichinho pelos fóruns. Já o frequentava à algum tempo, mas nunca tinha sentido a necessidade de criar uma conta. Contudo, com o passar do tempo foi crescendo a vontade de participar activamente no fórum, e assim me registei lá, com a esperança de aprender algo mais com quem sabe, e, talvez, poder ajudar quem precisasse. Este fórum tem uma área especifica para projectos, não só da Audi, mas também da Volkswagen, Seat, Skoda (Grupo VAG) e para outras marcas. Alguns dos projectos são reconhecidos internacionalmente.



Passando agora ao fórum LandMania.pt, relativo à marca Land Rover, e onde também me encontro inscrito, é um fórum onde, apesar da minha fraca participação, já vi algumas das minhas duvidas respondidas. Inscrevi-me, pois anda cá por casa um Range Rover (modelo este que já falei aqui no blog), e depois de me deparar com alguns problemas e curiosidades, decidi fazer uma uma pesquisa pela net, onde encontrei este forum. É, para quem tem um Land Rover, um fórum a visitar.



Por ultimo, encontro-me também registado, desde à pouco mais de um mês, no fórum ClubeAstraPortugal.com, onde me inscrevi para juntar informação relativamente ao Astra H, modelo que talvez compre em breve. Mais uma vez, e como nos fóruns acima referidos, rapidamente se prontificaram a ajudar-me em tudo o que lhes fosse possível (depois de fazer a minha apresentação, regra transversal a todos os fóruns, e com a qual concordo plenamente).




Existem depois os fóruns que não são dedicados a um grupo, marca ou modelo específicos, abrangendo todo o tipo de carros, por vezes dentro de um determinado estilo. Exemplos desses fóruns são StanceDubs.netAutohoje.com, Autohoje TT e aventura, entre outros.

O fórum Autohoje é um fórum generalista, não tem qualquer tipo de restrição, e tem como único objectivo a partilha de todo o tipo de informação.


O fórum Autohoje TT e aventura, à semelhança do fórum Autohoje, não abrange nenhuma marca, apenas se restringe a TT, de resto é igual ao anterior.


Já o fórum StanceDubs.net, um fórum criado por dois amigos há relativamente pouco tempo, é destinado à partilha de projectos de diversos estilos e também de projectos de drift, havendo na mesma espaço para restantes projectos. É um fórum que recomendo a quem gosta de apreciar dois projectos.


Para concluir, recomendo vivamente a todos que frequentem fóruns automóvel, independentemente do seu tipo, pois é uma óptima forma de partilharmos ideias, informações e até os nossos próprios projectos. A principal finalidade de um fórum é a ajuda mútua.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Novidades Audi para 2014

Até agora nunca se tinha proporcionado, mas visto ter uma oportunidade venho falar-vos um pouco da minha marca de eleição, a Audi. A marca tem como objectivo atingir os 60 modelos comercializados até 2020.

Para começar bem, próxima aposta da marca alemã vai ser para alargar a gama "S", vindo agora o Audi S1, na versão de 3 e 5 portas. Pequenino em tamanho, mas grande em potência, este é o objectivo do Audi S1, com um bloco 2.0TFSI com 220cv e, provavelmente o sistema Quattro.
O Audi S1 vai ser apresentado no salão internacional de Genebra e comercializado ainda em 2014. Tudo isto ao lado do Audi A1 facelifted.
Não sou grande apreciador de modelos pequenos, prefiro "banheiras", mas ainda assim gostei bastante deste modelo, pois é um carro que tem umas linhas bem definidas e desportivas, e que promete encostar-nos ao banco com um cheirinho de acelerador. 





Já para a gama "Q" parece que vão comercializar, a partir de 2015, o Q1, que talvez será algo do género do Suzuki Vitara. 
Ficam algumas possibilidades:




Outra novidade para 2014, esta já mais para o final do ano, vai ser a segunda geração do Q7. Esta nova geração vais ter a menos cerca de 350kg, que são poupados graças à alteração do  tipo de materiais, sendo usada mais fibra de carbono.
Já os motores ainda são um pouco uma incógnita, mas segundo a informação que encontrei, nunca andarão abaixo dos 3.0 litros, V6 e V8, tanto nos TDI como nos TFSI.
Certamente será também apresentado em Genebra.






terça-feira, 17 de dezembro de 2013

"Carro do ano" segundo Top Gear

Na ultima edição da revista "Top Gear" deste ano, foram eleitos os carros do ano em diversas categorias, algumas delas não muito comuns. As categorias em questão foram: hiper carro, super carro, descapotável, "coisa", familiar, lairy (que significa berrante e chamativo), "Not the muscle car" (que traduzido à letra significa carro não musculado), luxuoso, esplêndido motor, pechincha, carro de corrida, carro "verde", S.U.V., inovação e fabricante.



Hiper carro- McLaren P1- Sucessor do McLaren F1, este modelo vem equipado com um motor V8, de 3.8cc, a atingir os 800cv. A McLaren pretende produzir apenas 500 unidades deste modelo.


Super carro- Ferrari 458 Speciale- Este novo Ferrari apesar de só começar a ser vendido em 2014, já tem encomendas que equivalem a um ano. O motor que o equipa é um V8, de 4.5 litros, a debitar 605cv.



Descapotável- Jaguar F-Type- Este modelo da marca britânica foi lançado nem à um ano. Foi um caro que gerou alguma controvérsia, pois houve quem o tivesse adorado e quem o tivesse odiado, e eu pessoalmente adorei. Concordo plenamente com a escolha.


"Coisa"- Honda Mean Mower (corta relvas)- Um bom brinquedo para quem tem um jardim para tratar, pois podem fazer-se umas brincadeiras enquanto se fazem os "trabalhos de casa".


Familiar- Citroen C4 Picasso- As linhas curvas do modelo francês mantiveram-se, mas apesar disso é difícil encontrar outra semelhança entre esta e a ultima geração do modelo, sendo visível o esforço para melhorar esta nova geração do C4 Picasso.


Lairy- Mercedes-Benz SLS AMG Black- Este Mercedes é equipado com um motor V8 6.3 de 631cv, o mais potente da actualidade. A designação dada pela equipa do Top Gear tem como objectivo transmitir a ideia de que este modelo é como um amigo do condutor, o carro em que a pessoa confia e onde se sente seguro e confiante.


"Not the muscle car"- Corvette Stingray- O Corvette foi um dos modelos que deram origem ao termo "muscle car", mas infelizmente essa característica foi-se difundido ao longo do tempo, e dai usarem o termo "Not the muscle car". De qualquer forma continua a ser um carro que marca a sua presença por onde passa.


Luxuoso- Mercedes-Benz Classe S- Este titulo não poderia ser atribuído a outro carro que não o Classe S. É o topo do avanço tecnológico e estético de todo o ramo automóvel, sendo que tudo nele pode ser configurado.

Esplêndido motor- Rolls Royce Wraith- O novo modelo coupé anunciado em janeiro de 2013, foi descrito como um modelo inovador. De facto, é um carro que marca pela diferença, não só devido à sua motorização como à sua vertente desportiva mantendo a classe própria da marca.


Pechincha- Hyundai i10- Popularmente falando, o barato sai caro. No entanto este Hyundai i10 é a prova de que nem sempre é assim, e para comprovar isso a marca sul-coreana disponibiliza 7 anos de garantia.


Carro de corrida- Peugeot 208 T16- O carro foi testado por Sébastien Loeb, em Ventoux, em Abril de 2013. O motor é um V6 TwinTurbo com um bloco de 3.2 litros.


Carro "verde"- BMW I3-  A primeira aposta da BMW em carros eléctricos resulta no I3, modelo este com duas motorizações totalmente eléctricas e outras duas com um motor eléctrico e outro a gasolina, o primeiro das três marcas "rivais".


S.U.V.- Range Rover Sport- O modelo foi lançado recentemente e tem como rivais directos o Audi Q7, BMW X5, Jeep Grand Cherokee e o Mercedes Classe M. Um carro bastante confortável e multifuncional.



Inovação- Volkswagen XL-1- Foi apresentado no salão do Qatar, em 2013, e foi desenhado com o principal objectivo de percorrer 100kms com apenas 1 litro de combustível. O protótipo baseia-se num híbrido de dois lugares, e a sua comercialização está apontada para o próximo ano, na Alemanha.

~


Fabricante- Porsche- Durante o ano de 2013, a marca pertencente ao grupo VAG, deslumbrou pelas novas características impostas nos seus veículos. As suas vendas aumentarem substancialmente, pela qualidade dos recém lançados modelos da marca, como os 911 GT3, Panamera E-Hybrid, entre outros.


Como carro do ano, a nível global, foi eleito o Ford Fiesta ST. Este carro de carácter desportivo tem um motor de 4 cilindros, 1.6 EcoBoost de 180cv e atinge os 100 km/h em apenas 6,9 segundos.
É um carro bastante bom, em semelhança aos seus rivais Polo GT, Ibiza FR, Clio RS, entre outros. Como é lógico, tem alguns pontos melhores e outros piores que os outros carros do género.



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Primeiras imagens do novo Classe C

A Mercedes acabou de tornar publicas as primeiras imagens do novo Classe C, modelo que será comercializado a partir de 2014.
A frente assemelha-se bastante à do recém lançado CLA, e as linhas mais curvas também são um ponto em comum com os dois modelos. Já a traseira não é assim tão idêntica, é o principal ponto de distingue os dois modelos, isto numa perspectiva exterior. O Classe C tem umas linhas curvas, mas ainda assim não perdendo a elegância e a formalidade que o caracterizam.
Passando agora ao interior, na minha opinião deu um "salto" enorme, com uma consola central completamente redesenhada, bem mais simples e agradável de ser manuseada. Mas, na minha perspectiva, perdeu algo que lhe era característico, talvez por saturação, que era o quadrante, que passou a ter a estrutura de um quadrante convencional, o que na minha opinião foi algo na qual este modelo regrediu.
Passando agora para debaixo do capot, inicialmente o Classe C contará com dois motores a diesel, o C220, 2.2 litros de 4 cilindros, a debitar 170cv, e também para breve um pequeno 1.6 de 115cv. Haverão também duas motorizações a gasolina, uma mais potente, a C200, com um bloco 2.0 de 184cv, e outro mais em conta, um C180, um motor 1.6 de 156cv.
Apesar das imagens terem sido tornadas publicas à pouco tempo, já há quem o caracterize como um "mini Classe S".
A modelo sairá em Portugal por volta do final do primeiro trimestre de 2014, com um preço base a rondar os 33.500€.

Na minha opinião este modelo está excelente, tanto a nível estético como mecânico, e tendo ganho assim alguma vantagem relativamente aos seus adversários directos, o BMW Série 3 e o Audi A4. Estou curioso por vê-lo ao vivo...








Nova directora executiva do grupo GM

A partir do próximo dia 15 de Janeiro o cargo de diretor executivo vai se ocupado por uma mulher. Mary Barra, americana de 51 anos será a primeira directora executiva não só do grupo GM, mas em toda a indústria automóvel.
Mary Barra vai suceder a Dan Akerson, de 65 anos, que ocupava o cargo à 30. Este deixou o cargo à disposição depois de tomar conhecimento de que a mulher sofria de doença prolongada. A sua escolha recaiu sobre Mary Barra por esta ter estado desde cedo ligada à marca americana, iniciando-se aos 18 anos como inspectora de qualidade.

O facto de ser uma mulher a suceder ao cargo fez com que este anuncio tenha provocado um certo impacto, pois como referi anteriormente é a primeira mulher a ocupar um cargo do género no mundo automóvel. Pessoalmente foi algo que não me fez grande confusão, pois cada vez mais as mulheres têm vindo a ocupar cargos importantes nos mais diversos sectores da nossa sociedade.

-----------------------------------------------------------

Este post vai ser um bocadinho diferente dos outros, pois vai ter dois pontos de vista.
Sou a namorada do administrador desde blog, e partilho com ele a paixão pelo mundo automóvel. Não é muito comum ver uma mulher interessada por este ramo, no entanto eu sempre troquei as bonecas pelos carrinhos. Achei, portanto, que este seria o post ideal para dar a minha opinião.
 
Quando soube da notícia que passaria a ser uma mulher a executar o cargo de CEO, não fiquei minimamente surpreendida.  Mary Barra, de 51 anos, foi responsável pelo desenvolvimento de produto e qualidade de todos os automóveis e camiões da GM durante 22 anos, pelo que é tão ou mais competente que qualquer homem que se pudesse candidatar ao cargo.
 
Esta notícia pode ser vista com maus olhos por parte das mentes mais machistas, contudo é um grande passo para todas as mulheres que ambicionam ser lideres de alguma empresa. Apesar de ser a primeira no ramo automóvel, já noutras áreas se distinguiram muitas mulheres, incluindo a política, com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Embora possa não agradar aos homens, grande parte das mulheres vêm esta eleição como uma oportunidade. Tenho as expectativas bastante elevadas quanto ao que esta senhora se propôs a fazer na empresa, resta esperar para ver o que vai acontecer.
 
Carolina