terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Significado dos nomes e símbolos de várias marcas

Para não tornar o blog em algo monótono, pensei em falar aqui de alguma coisa fora do comum, que não se visse ai em qualquer página, e foi dai que me lembrei deste tema. Tudo na vida tem um significado e, apesar de quase sempre nos passar ao lado, os símbolos das marcas de automóveis também o têm.
Assim sendo, depois de pesquisar um pouco, reuni informação sobre estas marcas que vos vou falar agora:

Audi- As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram o grupo Auto Union, fundado em 1947. As marcas eram: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1 de Janeiro de 1985, a Auto Union passou a chamar-se Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.

BMW- Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois de Karl Rath e Gustav Otto, irmãos, conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).


Alfa Romeo- O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente a devorar o homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a a sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.


Mercedes-Benz- A estrela de três pontas representa o fabrico de motores para uso em terra, água e mar. O nome "Mercedes" é em homenagem à filha do criador da empresa que deu origem à Mercedes. Já o "Benz" vem de uma parceria feita posteriormente. 


Porsche- São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adoptou o símbolo a partir de 1949. Porsche é o apelido do fundador que, curiosamente já tinha trabalhado na Volkswagen.


Rolls Royce- Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.


Ferrari- O cavalo preto erguido sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adoptar o emblema nos carros que produzia, a partir de 1923.


Lamborghini- O touro que aparece no símbolo dos desportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, e às lutas de touros, pelas quais era fanático. Tanto que os modelos da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.


Maserati- O logótipo da marca italiana representa o tridente de Neptuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.


Volvo- O símbolo polémico da marca sueca significa o sexo masculino, motivo pelo qual já foram feitas muitas contestações por movimentos feministas na Europa. Volvo significa "eu rodo" ou, por analogia, "eu guio".


Renault- O losango parecido com um diamante foi adoptado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Loiuis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.


SEAT (Sociedad Española de Automóviles de Turismo)-  A companhia foi fundada em 1950, por iniciativa do Instituto Nacional de Industria, para incentivar a venda de carros na Espanha do pós-guerra.

Volkswagen- Significa, traduzido à letra, "carro do povo". O símbolo tem inscrito as letras V e W, que significar, respectivamente, povo e carro. A marca foi fundada em 1937.

Sem comentários:

Enviar um comentário